Wado-Kai 

 

A Zen Nippon Karate-Do Renmei Wado-Kai, é o nome da Associação hoje conhecida por JKF WADO-KAI. A palavra Kai = Associação. A Wado-Kai é o único organismo do estilo Wado-Ryu que faz parte da estrutura da  Federação Japonesa de Karate, sendo esta a federação Japonesa de todos os estilos que é apoiada pelo governo Japonês. Como tal, a Zen Nippon Karate-Do Renmei, passou a denominar-se por JKF Wado-Kai.

 

Para os menos informados ou esclarecidos, a Wado-Kai foi criada por Hironori Othsuka, 10º. Dan Meijin, o criador do estilo Wado-Ryu, com a finalidade de agrupar todos os instrutores de Wado-Ryu. Mas vamos à cronologia da Wado-Kai:

 

Em Abril de 1934, Hironori Ohtsuka funda a "Dai Nippon Shinko Club ". Em Fevereiro de 1938, ela se denomina e estabiliza como “ Dai Nippon Karate-do Shinbukai “. Em Maio de 1940, participou na celebração da BUTOKUKAI com o nome de Wado-Ryu Karaté Jutsu. Em 1947, é fundado em Tsukiji o dojo "Sanko Dojo"; Em 1952 é regulamentado o Wado-Ryu e é fundado o “Dojo Osaki Police Station Budojo”, Em 1954 é feita uma demonstração (embu-kai) nas comemorações do 20º aniversário da Wado-Ryu e da celebração da Zen Nippon Karate-Do Renmei, hoje JKF Wado-Kai . Finalmente, em 5 de Junho de 1967, e até aos dias de hoje, dá-se a troca do nome para a WADO-KAI.

 

Depois da primeira demonstração oficial fora do Japão realizada em Londres em 1964, pelos já consagrados mestres Tatsuo Suzuki, Toru Arakawa e H. Takashima, Sensei Hironori Othsuka nomeou em 1965, Tatsuo Suzuki como representante da Wado-Kai na Europa, o qual se radicou em Londres, onde veio a falecer a 12 de Julho de 2011. O próprio Sensei Othsuka deslocou-se ao velho continente em 1968, 1970, 1974 e 1976 para ministrar Estágios e dar o seu apoio aos muitos antigos alunos espalhados pela Europa.

 

Porém, com a morte do Sensei Othsuka, logo se acentuaram as divisões no estilo, levando à saída da Wado-Kai de alguns Mestres, os quais criaram as suas próprias organizações, caso de Tatsuo Suzuki, Instrutor Chefe Europeu da Wado-Kai desde 1965 , saiu em 1988 e criou a WIKF - Wado Internacional Karate-Do Federation, assim como Jiro Othsuka, filho do criador do estilo, que já antes tinha fundando a Wado-Ryu Karate-do Renmei em 1981.

 

A nível europeu, existem duas organizações federativas, a  http://www.fewkarate.com/ , liderada por Maurizio Gay e Kuniaki Sakagami, e a http://www.wadokai.eu/ , liderada por Patrice Belrhiti e Shingo Ohgami.

 

Esclarece-se que a JKF Wado-Kai procura não se imiscuir nos assuntos dos Europeus, pelo que, face à situação da existência das duas federações, procura apenas reunir esforços para que todos se entendam e formem uma só federação. Enquanto isso não acontece, não reconhece oficialmente nenhuma. No entanto, sempre que os responsáveis de cada uma das referidas federações solicite a presença de técnicos da JKF Wado-Kai, para ministrarem Cursos, Seminários, etc, não deixam obviamente de o fazer.