Kumite

 

As técnicas treinadas em Khion e em Kata têm aplicação em combate. O Kumite consiste na utilização dessas técnicas com um parceiro tornando-se assim mais fácil a sua compreensão.

Com o Treinamento do Kumite adquirem-se noções correctas da distância,  do timing na aplicação dos ataques, bem como nas defesas, o controlo do corpo e da mente, as esquivas, entre outras.

 

Kumite (組手 ), Kumite encontro de mãos) é nas modalidades modernas das artes marciais japonesas um dos componentes de treinamento e de competição, é a luta, o combate. No Karaté conjuntamente com o kihon e o kata forma a tríade básica de sua didática. É classificado conforme a finalidade pedagógica. Nem sempre foi parte das aulas porque os mestres consideravam arriscado praticá-lo sem necessidade real de luta.

Existem três tipos de treino com luta: jyu kumite, ou combate livre com controle; shiai kumite, combate de competição, semi-livre, com controlo extremo dos golpes; e yakusoku kumite,  (約束組手),  é o combate combinado e assume diversas designações, conforme o estilo de Karate. No Wado, por exemplo, chama-se de kihon kumite (基本組手),  e possui as variantes:

 

  • ippon kumite (一本組手 ), um movimento, tendo por objetivo criar no praticante a ideia de vencer com um único golpe para isso é necessário o desenvolvimento de habilidades acessórias, como observação, para análise das situações. A noção de espaço e de tempo (maai, em japonês) torna-se fator preponderante, bem como o conhecimento real do próprio corpo e de seus limites físicos e mentais.
  • sanbon kumite (三本組手), três movimentos, tendo por objetivo aumentar a agilidade de quem ataca e de quem defende. Deve ser executado com a máxima intensidade e velocidade de movimentos, pois só assim o controle necessário ao domínio das técnicas utilizadas poderá ser alcançado. O corpo deverá trabalhar como uma unidade que se desloca pela área de combate.

 

Shiai Kumite (試合組手, luta recreativa) é combate com regras oficiais e tempo definido, sendo a modalidade utilizada em competições. E, de acordo com a organização promotora do evento, variam as contagem e valoração das técnicas, sendo hoje as mais comuns Yuko, Waza-Ari e Ippon, um, dois e três pontos, respectivamente.

 

Jyu kumite (自由組手, combate livre), sem regras, uso livre de todo o tipo de técnica, tanto de braços como de pernas, luxações, projeções, estrangulamentos, etc. Todavia, os praticantes devem ter em mente o respeito para com o colega de treino, e nunca procurar um golpe realmente traumatizante, pois a finalidade é desenvolver a arte marcial e não vencer o outro.