Wado-Ryu

  

                                       

SENSEI HIRONORI OHTSUKA 10º.DAN MEIJIN 

                                                                                                 ( 1892 - 1982 )

A história do estilo Wado-ryu confunde-se com a do seu fundador, Sensei Hironori Othsuka (1892 – 1982). Foi com o seu tio, Chojiro Ebashi, um antigo samurai, que iniciou o estudo de artes marciais. Mais tarde, entrou na escola de Yokiyoshi Tatsusabu, mestre de Shindo Yoshin Ryu (arte marcial parente do tradicional Juu-Jitsu), com 13 anos de idade. Sensei Otsuka estudou outras artes marciais japonesas enquanto estudante na Universidade de Waseda em Tóquio, onde desenvolveu uma profunda amizade com Ueshiba Morihei, fundador do Aikido .

Em 1/06/1921, data do seu aniversário, Otsuka recebe o Certificado de Mestre, Menkyo Kaiden, em Shindo Yoshin Ryu, um feito notável pois poucos obtiam este título com idades duas vezes superiores à sua. Em 1922, Otsuka assiste à demonstração de Funakoshi e fica desejoso em conhecer melhor o Karaté. Depois de travarem conhecimento, inicia a sua aprendizagem, tornando-se mais tarde o seu braço direito. Ambos fundam em 1924 o primeiro clube universitário de Karaté na Universidade de Keio. Com o crescimento do Karaté, Othsuka começou a gerir autonomamente os seus próprios clubes e alargou os seus horizontes trocando ideias e recebendo ensinamentos de outros Mestres, nomeadamente Mabuni Kenwa, fundador do Shito- Ryu e Motobo Choki famoso pelas suas qualidades como lutador. 

Sensei Othsuka, e para quem não sabe, foi instrutor chefe do Shotokan, e começa a afastar-se de Funakoshi descontente com a interpretação de alguns movimentos de Katas achando que não tinham aplicação prática. Por outro lado, Funakoshi assentava todo o seu ensino na prática de Kata e Othsuka achava que tal não era suficiente. Ainda sob a alçada de Funakoshi, Otsuka cria o Yakusoku Kumite. Posteriormente envolve-se no estudo do combate-livre, Jiu-kumite, tendo assim ajudado a fundar a competição moderna.Tal desagradou a Funakoshi e separaram-se. Em 1934 fundou a sua própria organização, a Nippon Karate Shinko Club, mais tarde Zen Nippon Karate-Do Renmei Wado-Kai onde ensina Wado-ryu (caminho da paz e da harmonia), uma fusão de Karaté com Ju-jutsu tradicional japonês. Esta organização daria origem à actual J.K.F. Wado-Kai

Ao longo da sua vida recebeu importantes distinções entre as quais se destacam o Título de Meijin concedido pelo imperador Japonês e a medalha Shiju-Hoosho, tendo sido o único artista marcial a ter essa honra. A 9 de Outubro de 1972, contando já com 82 anos é denominado pela Federação Internacional de Artes Marciais, 10º Dan . Em 1982, ano triste para todo o Karaté, falece com 90 anos de idade.

 

  

Grandes Mestres do Karate Do : Masatoshi Nakayama (Shotokan JKA ), Gogen Yamaguchi(Goju Ryu IKGA ) Hironori Otsuka (Wado Ryu), Masatomo Tagaki(Shotokan JKA) e Otomokai (Zen Nihon kata te Zendukai). Reunião no ano de 1960