Dojo Kun

(Máximas do Dojo)

 

Dojo ( Local do Treino ) Kun ( Preceitos ), são os preceitos a serem praticados pelos Karatecas. Tais preceitos, representam os ideais filosóficos do Karate. São eles:

  1. Reisetu o Mamori ( Obediência às Regras );
  2. Shingi o Omanji ( Lealdade para com os Instrutores );
  3. Jojitsu ni Oberezu ( Embora fora do Dojo alunos e instrutores sejam amigos, dentro do Dojo os alunos devem respeito absoluto aos instrutores );
  4. Shinkenmi ni Tesseyo ( Treinar com afinco e seriedade. Não fazer do Dojo uma sala de convívio ).

 

 

Karate ni Sentenashi

 

Parte básica e essencial do treino de Karate. Significa que o Karateca nunca deve atacar primeiro, mental ou fisicamente. Para o compreender, longos anos de duro e correcto treino são necessários.

Ao mesmo tempo que o Karateca cresce em estatura, ele aumentará igualmente as suas boas maneiras e etiqueta, exterior e o que é mais importante, interiormente.

Todo o treino de Karate deverá ser intenso e motivado. Por isso, a Etiqueta no Dojo é essencial.

 

Etiqueta

 

De acordo com as máximas do Dojo, indicamos a seguir os procedimentos que os alunos devem ter em conta quando entram no local onde se pratica o Karate. Trata-se de uma etiqueta que deve ser cumprida rigorosamente, sempre com naturalidade e respeito.

Normalmente nos Dojos existe um quadro com a fotografia do Mestre que iniciou e divulgou a prática do Karate, GICHIN FUNAKOSHI. Assim, sempre que se entra ou sai do Dojo, e desde que o instrutor não esteja presente, deve-se saudar virados para a fotografia em sinal de reconhecimento e respeito. e o instrutor estiver presente no Dojo, a saudação continua a existir, mas só depois deste autorizar para o fazermos.

Depois de estarmos no Dojo, devemos ter em atenção determinadas regras básicas de comportamentos, uma vez que a atmosfera que deve imperar num Dojo, é de muita calma e serenidade, dado que só assim será possível treinar e evoluir nas técnicas e no nosso próprio carácter. Tais regras, resumem-se nos seguintes pontos:

 

  1. Nunca fumar, beber, comer ou mastigar pastilha elástica dentro do Dojo;

  2. Fazer a saudação ao entrar e sair do Dojo ( ao fazermos a saudação à entrada queremos com esse gesto demonstrar a nossa intenção de treinarmos com seriedade e força de vontade, assim como à saída a nossa intenção é a de agradecer o treino que acabamos de receber);
  3. Permanecer sempre sossegado;
  4. Sempre que estejamos em período de descanso, manter as pernas cruzadas;
  5. Demonstrar absoluta obediência ao instrutor;
  6. Sempre que haja uma troca de impressões ou de alguma observação da parte do instrutor, responder com: "Hai", como forma de entendimento.