AKWP - Associação Karate-Do Wado Portugal / JKF Wado-Kai Portugal

 

Foi fundada em 30 de Abril de 1993, conforme a publicação em Diário da República 153, Suplemento- Série III de 1993-07-02. Destina-se ao estudo e ensino do Karate no estilo Wado-Ryu e foi fundada pelo Sensei José Lezón, 7º Dan.

 

O nascimento da AKWP, resultou da saída do Sensei José Lezón do CPKW - Associação Centro Português Karate-do Wado, onde esteve ligado de 1988 até 1992.

 

O aparecimento da AKWP, originou uma autêntica revolução no desenvolvimento e expansão do Karate Wado-Ryu, o qual, só existia praticamente na zona de Lisboa, sendo um estilo de Karate pouco difundido.

 

Hoje, graças às vitórias alcançadas pela AKWP nos Campeonatos Regionais e Nacionais nas provas da FNK-P - Federação Nacional de Karate de Portugal, o Wado passou a ser um estilo de Karate respeitado e conhecido por todos.

 

Como consequência, a grande força do Wado-Ryu está concentrada a norte do país e com mais peso na região do Minho, onde nem sequer existia.

 

Todavia, a sua expansão, não se ficou por aqui, já que graças ao excelente trabalho desenvolvido, a AKWP possui ramificações por vários pontos do país, o que faz dela uma das associações mais emblemáticas de Karate de Wado-Ryu em Portugal.

 

A nível desportivo destacam-se os títulos obtidos por atletas da Associação, mormente várias medalhas de ouro, de prata e de bronze, conseguidas nos Campeonatos Europeus e Mundiais da WIKF - Wado International Karatedo Federation que deram um enorme e definitivo impulso ao Karate Wado-Ryu.

 

Em Portugal, os atletas da AKWP/JKF Wado-Kai Portugal, já conquistaram várias dezenas de primeiros, segundos e terceiros lugares, em campeonatos nacionais, assim como em campeonatos regionais de todos os estilos, organizados pela FNK-P - Federação Nacional Karate de Portugal, originando por isso a que vários atletas fizessem parte da selecção nacional de Karate.

 

Como o tempo não pára, as raízes foram-se fortalecendo e espalhando pela zona norte do país, especialmente pela região do Minho, onde novas organizações do estilo foram surgindo, todas elas lideradas por instrutores formados e saídos da AKWP/JKF Wado-Kai Portugal.

 

A própria AKWP/JKF Wado-Kai Portugal, se vai reestruturando e expandindo a sua influência não só em Portugal, como fora dele. Assim, Sensei José Lezon em Outubro de 2006, parte para o Rio de Janeiro, onde permaneceu três anos, e aí ajudou a fundar a ABKW - Associação Brasileira Karate-do Wado-Kaihttp://wadokaibrasil.wix.com/wadokai

 

A partir de então, obviamente, passou a haver uma forte ligação entre as duas Associações.

 

Então, por sua influência e dos desejos fortes dos dirigentes das duas Associações, e na perspectiva do intercâmbio técnico e do fortalecimento e expansão do Karate Wado-Kai, nasceu a ideia de internacionalizar a AKWP/JKF Wado-Kai Portugal.

 

Assim, e para esse efeito, e decorridos os trâmites regulamentares normais, realizou-se em 18 de Abril de 2015, uma Assembleia Geral Extraordinária, em que se decidiu:

 

  1. Internacionalização da AKWP/JKF Wado-Kai Portugal, visando os seguintes objectivos:

 

    1. possibilitar a filiação de novos membros individuais;
    2. filiação de Associações, Clubes/Academias e/ou outros Centros de prática;
    3. intercâmbio de conhecimentos técnicos.

 

  1. Nomeação da ABKW como representante e Sede da AKWP/JKF Wado-Kai Portugal no Brasil

 

  1. Nomeação de Maicon Nonoyama para Director Geral da AKWP/JKF Wado-Kai Portugal, no Brasil

 

Depois das decisões aprovadas por unanimidade, procedeu-se seguidamente à redacção e introdução no Regulamento Geral Interno da AKWP/JKF Wado-Kai Portugal, das respectivas alterações, as quais se encontram registadas em Acta.